Escola de Educação Coorporativa da CSB/RS - Curso de Formação em Gestão Sindical
Sexta - Feira, 04 de Outubro de 2019

No dia de hoje, 04, acontece a Escola de Formação Cooperativa da CSB/RS, em Porto Alegre, na sede da FETICOM, tendo como programação:

Abertura (09h – 09h30min)- Composição da Mesa: Sergio Arnoud, Federico D’Ávila, Vilson João Weber, Márcia Trindade, José Sirlon e Eliane Comin de Moura.
- Apresentação da Escola de Educação Corporativa da CSB/RS:
- Maximilian da Rocha Gomes: Diretor do Departamento MERCOSUL da FESSERGS e Secretário de Formação Sindical da CSB/RS.
- Jefferson Otto: Diretor de Assuntos Institucionais da FEGASP e Secretário da Cultura da CSB/RS.

Módulo 1 (9h30 – 11h): Aspectos gerais sobre a Gestão e Sustentabilidade Sindical
- Luciano dos Santos, Professor Graduado, com Pós-Graduação em Gestão. Diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato dos Municipários de Sapiranga – SISMUS, Secretário Geral da FEMERGS, Secretário Geral da CSB/RS e Secretário Geral da ASGABE.
- Francisco Almeida, Assessor Jurídico da CSB/RS. - Sergio Arnoud, Presidente Estadual da CSB/RS e Presidente da FESSERGS.
- Mediadora: Márcia Trindade – Presidente do SINDISSAMA e Secretária Geral da FESSERGS.

Módulo 2 (11h – 12h30min): Comunicação Sindical: uso das redes sociais
- Tatiana Santos Arnoud Danieli, Formada em Jornalismo, com MBA em Jornalismo Empresarial e especialização em Marketing Político. Jornalista responsável pelas assessorias de comunicação da CSB/RS, FESSERGS e SINDIPE.
- Marcos Correa, Diretor de Comunicação AMAPERGS SINDICATO, Diretor de Comunicação da CSB/RS e Diretor de Relações Internacionais da FESSERGS.
- Alessandro Rodrigues, Secretário Nacional de Comunicação da CSB. - Mediador: Vilson João Weber, Vice-Presidente da CSB/RS e Presidente da FEMERGS.

Módulo 3 (13h45min – 15h15min): Análise sobre o contexto Sócio-político Nacional e Internacional
- Antônio Neto, Presidente Nacional da CSB. - Federico D'Ávila, Dirigente da CGT da Argentina e da ISP/Argentina.
- Mediador: Sergio Arnoud, Presidente Estadual da CSB/RS e Presidente da FESSERGS.

Módulo 4 (15h15min – 16h30min): Gestão Administrativa e Financeira: software de gerenciamento
- Héderson Cassimiro, CEO na HiGestor. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gerenciamento de Projetos. Diretor de Tecnologia da ACIBALC e Conselheiro da CREDIFOZ.
- Mediadora: Terezinha Arnoud, Presidente do SINDIGERAL e da COOPSERGS.

Módulo 5: Negociação Coletiva (17h – 19h): Teoria e Prática
- Federico D'Ávila, Dirigente da CGT da Argentina e da ISP/Argentina.
- Sergio Arnoud, Presidente Estadual da CSB/RS e Presidente da FESSERGS.
- Mediadora: Ângela Quadros, Presidente do SINDICIVIS e Diretora Previdenciária da FESSERGS.


O encontro marca a formalização da Escola de Educação Coorporativa da CSB/RS, sendo este o 1º módulo, em que compromisso momentâneo é o compromisso com os trabalhadores a qual representamos acima das lutas pessoais e de cunho político-partidário.

A formação dos nossos dirigentes, com uma capacitação atualizada e com uma leitura do mundo, promove uma gestão de sindicatos com uma compreensão do momento politico que atravessamos e lutamos diariamente, tendo que se manter e se inserir num contexto maior e que trará consequências se enfrentar ou não!

A FEMERGS em convite para todos os diretores e coordenadores, se faz presente para estar inserido e buscando as novidades e atualidades do movimento sindical, sendo um dia de formação com muita intensidade e comprometimento.

O EVENTO
O Presidente Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, Antonio Neto, faz destaque para “a negociação coletiva que será feita pela Escola de Formação, essa negociação é necessária e urgente. Outra questão que é importante reforçar são as formações que hoje existem nas universidades ou escolas de formações já existentes trazem a visão do patrão, da elite, sendo essa a necessidade sentida pela CSB, criar uma Escola de Formação que busca na base, busca quem sabe e quem vive no dia a dia o sindicalismo.”


Já o Presidente Estadual Sergio Arnoud ressalta a importância da formação de sindicalistas setor público e do privado. Com essa busca de informações buscasse à ideia do trabalhador e não do “lucro”. Sergio destaca que até 2030 irá sobreviver somente 30% dos sindicatos, segundo dados do OIT. Construir o movimento de forma auto sustentável, para então sobreviver e ter sucesso!”’

O Presidente Vilson João Weber, presidente da FEMERGS e Vice-Presidente da CSB, ressalta que “este espaço de debate e formação é importante para resgatar as bases, a historicidade, da solidariedade e da visão de classe trabalhadora. Neste cabo de guerra, na mais importante que o respeito a autonomia e liberdade das entidades sindicais.”
Fonte: Secretaria de Imprensa e Comunicação
FOTOS