REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Quinta - Feira, 24 de Outubro de 2019
Infelizmente, a maldade da Reforma da Previdência se consumou. Existiam outros caminhos. Reformas são necessárias, e elas vinham sendo feitas na medida que os cenários estavam mudando. Para se ter uma ideia este ano antes da reforma já a modalidade da soma de idade e o tempo de contribuição havia aumentado para 86 para mulheres e 96 para homens. Estava aprovado uma escala que iria chegar em 90 anos para as mulheres e 100 anos para os homens.

O que estamos vivenciando no Brasil é o desmonte da Constituição Federal de 1988, no capítulo dos direitos sociais. Desde o GOLPE, estamos com governos que governam com a cartilha Neoliberal do “Estado Mínimo”.

A EC nº 95 do governo Temer, congelou por 20 anos os recursos das áreas sociais, e prometia que iria gerar empregos. Também Temer rasgou a CLT com a Reforma Trabalhista i disse que iria gerar milhões de empregos. Governo Bolsonaro seguindo fielmente a cartilha, segue mentindo para o povo, e passa a Reforma da Previdência no congresso liberando 4 Bilhões em emendas, e agora no Senado – oferendo os recursos do Pré / Sal para Estados e Municípios, em segundo turno. Vejam os mesmos recursos que haviam sido destinados por Lei – 75% para educação e 25% para Saúde, aonde todos os estados e municípios seriam beneficiados. Esta Lei se rasgou, e agora se usou como moeda de troca para convencer os senadores a votarem.

Vejam um quadro da “Maria Lúcia Fatorelli” https://auditoriacidada.org.br/video/fattorelli-para-o-entre-vistas-quem-ganha-com-a-divida-publica/ aonde ela analisa o Brasil sob a ótica da abundância e da escassez, e são esses os dados que devem ser analisados para nos posicionar, acima de questão partidária, em defesa do Brasil, ou então, como atual governo batendo continência para os Americanos.



BRASIL teria outros caminhos para enfrentar a situação. Primeiro precisamos esclarecer que a reforma foi feita em cima de uma realidade de desemprego muito alto. Até 2015 a previdência era superavitária. Imaginem 13 milhões de desempregados, se estivessem contribuindo, e as respectivas empresas, não haveria déficit. A verdade é que se cria a crise, implementando a DRU (Desvinculação das Receitas da União) aonde os sucessivos governos retiravam 20%, e o TEMER passou a retirar 30% de todos os recursos da área da Previdência.

Um outro caminho teria sido a cobrança dos grandes devedores. Retirada das isenções. Combater a Sonegação. Taxar os lucros das grandes empresas. Regulamentar Imposto sobre Grandes Fortunas que está previsto na Constituição Federal, e que todos os sucessivos governos não implementaram.

Talvez o maior dos furos, é que o Governo Federal, e principalmente os governos estaduais, nunca guardaram os recursos para a previdência. Vejam bem descontavam dos trabalhadores e gastavam no caixa comum, e a parte patronal nunca foi recolhida. Vejam a fala do único Senador do RS que votou contra esta maldade.


Aqui no Estado do RS, a crise é grande. Mas precisamos colocar os dedos nas feridas, que a exemplo da União, os sucessivos governos descontaram dos trabalhadores(as) do serviço público a previdência, e nunca guardaram, muito menos recolheram a parte patronal. Para se ter uma ideia, para pagar os aposentados e pensionistas do estado do RS em 2019, o custo será 12 Bilhões de reais. Dois bilhões a mais do que se gasta para pagamento dos atuais servidores e servidoras que estão na ativa. Friso todos os governos, independente de partidos deixaram de fazer o dever quanto a previdência. Mas também erramos como sociedade, que não brigou para que este dever fosse cumprido. Erraram e muito, os sindicatos que deixavam de forma inconsequente e não alertaram a sociedade para movimentar.

IMPORTANTE destacar, que são responsabilidades que recaem sobre toda a sociedade, porém NÃO PODEMOS ADMITIR a escolha que o Governo Leite está fazendo, escolhendo somente os servidores para pagar esta conta, retirando direitos, após 5 anos já convivendo com atrasos de salários, 5 anos sem reposição da inflação. Bolsonaro e Leite governando com a cartilha do Estado Mínimo, se posicionando contra a Legislação Vigente, contra a Constituição Cidadã.

Para se ter uma ideia, hoje temos 325 municípios no RS que pagam seus aposentados e Pensionistas com o dinheiro guardado, mais de R$ 20 bilhões, ou seja, não sai do caixa dos municípios.

PRECISAMOS AGIR/REAGIR/RESISTIR.
Fonte: Presidente Vilson João Weber
FOTOS