FEMERGS: MOÇÃO DE APOIO AO MAGISTÉRIO E AOS SERVIDORES ESTADUAIS
Quinta - Feira, 28 de Novembro de 2019

A FEMERGS - FEDERAÇÃO DOS MUNICIPÁRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEFINIU EM SUAS INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÃO, A LUTA POR NENHUM DIREITO A MENOS – VEM A PÚBLICO APOIAR A ORGANIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA / A GREVE DOS PROFESSORES E SERVIDORES diante do DESMONTE do serviço público que está embutido no Pacote do Governo de Eduardo Leite.

A realidade das finanças no caixa do Estado do Rio Grande do Sul, vem se deteriorando ao longo dos anos, através dos sucessivos governos. Governar é fazer escolhas. Claramente estamos percebendo, que o Governador Eduardo Leite a exemplo do seu antecessor, optaram em sacrificar o conjunto dos professores/servidores com parcelamento dos salários, além de não respeitar a Constituição, pois já fazem cinco anos que não repõe nem a inflação para os salários.

Com toda esta realidade difícil para o conjunto dos professores/servidores e suas famílias, agora vem o Pacote do Governador LEITE - PROJETOS DE ALTERAÇÃO NO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, NO ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL E NA PREVIDÊNCIA ESTADUAL que na verdade, jogam a carreira e as expectativas de direitos dos servidores, na lata de lixo.

A maldade de aumento das alíquotas previdenciárias, aliada a cobrança de percentuais dos inativos, representam na verdade um “Confisco” para cima dos trabalhadores(as). O Buraco em termos da irresponsabilidade previdenciária no Estado do Rio Grande do Sul, se deu ao longo dos anos, com a passagem de governos de todos os matizes partidários, que não guardaram o percentual que descontaram dos servidores para previdência e mais grave, nunca guardaram a parte patronal do estado, para dar conta da responsabilidade previdenciária. Não é correto e muito menos justo, os professores/servidores serem penalizados pelas irresponsabilidades previdenciárias dos gestores.

Considerando: que o governo editou o REFAZ premiando os maus contribuintes; que o governo não sinaliza um efetivo combate a sonegação; que o governo não revisa Isenções Fiscais que superam os 9,6 bilhões, não busca efetivamente o ressarcimento das perdas com a Lei Kandir, e mais grave, não tem nenhuma iniciativa que efetivamente significa busca de incremento de receitas, limitando-se no governo, dentro da onda “ultraliberal” - diminuir cortar/cortar/cortar, alertamos que está ameaçada a própria existência do Estado.

POR TUDO ISSO – A SOCIEDADE ESTÁ REAGINDO.

A FAMURS/ ALÉM DE UMA CENTENA DE MUNICÍPIOS CÂMARAS DE VEREADORES, JÁ SE MANIFESTARAM. Muitos com Moções de repúdio as iniciativas do Governo, outros com Moções de Apoio ao conjunto dos professores e servidores estaduais.

Conclamamos a todos os Sindicatos filiados a FEMERGS - Precisamos apoiar o conjunto dos professores/servidores, visando dar um basta ao desmonte da Educação Pública e dos Serviços Públicos.

APOIAMOS A RESISTÊNCIA/GREVE dos professores/servidores Estaduais.
Fonte: Presidente Vilson João Weber
FOTOS