Fórum em Defesa do Ipê conquista a Personalidade Jurídica - FEMERGS integra o Fórum.
Quinta - Feira, 17 de Junho de 2021
Com a representatividade da Federação dos Servidores Estaduais (Fessergs), dos Servidores Municipais, Femergs e Fesismers da Brigada Militar (Abamf/BM), o Fórum Permanente realizou uma audiência virtual com o presidente do IPE-Saúde nesta segunda-feira. Coincidentemente neste 14 de junho o presidente do Fórum, Júlio César Lopes Pereira, recebeu o CNPJ da entidade, formalizando a personalidade jurídica da entidade, constituída para defender o Instituto de Previdência, que é patrimônio dos servidores do Estado. Durante quase duas horas ocorreu um debate extremamente proveitoso, onde o presidente do IPE-Saúde, Júlio César Viero Ruivo, acompanhado do diretor de Relacionamento Paulo Gnoatto, ouviu as reivindicações dos representantes dos servidores e fez um relato das ações que estão sendo tomadas, principalmente neste momento de pandemia.

O presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud iniciou falando da importância da constituição do Fórum, em maio de 2019, no início da gestão Eduardo Leite, em uma ampla reunião na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do RS, com a presença de mais de vinte entidades. A formalização jurídica mostra sua consolidação e permanente luta pela manutenção do patrimônio do IPE. O representante da Brigada Militar, vice-presidente da Abamf/BM,Jairo da Rosa, trouxe a questão referente a aberturas de postos do no interior do estado, demanda levada pela Abamf ao desde as primeiras reuniões com a direção do IPE, há dois anos. Também foi levantada a importância de incrementar o atendimento via telefone para dirimir dúvidas e o aumento do número de médicos das mais diversas especialidades com urgência em todas as regiões. Os presidentes da Femergs e Fesismers, Vilson Weber e Clelio Covari, trouxeram as preocupações dos municipários, com relação à falta de agências, a dificuldade de atendimento via internet e também por telefone, falta de especialidades médicas, principalmente com a inclusão de novas categorias. As Federações se colocaram à disposição para trabalhar em conjunto com o IPE-Saúde, disponibilizando os Sindicatos e sua estrutura. Participaram ainda os dois Conselheiros do IPE-Saúde indicados pela Fessergs, Márcia Elisa Pereira Trindade e Antônio de Pádua Vargas Alves, que foi Diretor Médico do Instituto e o vice-presidente do Sindiperícias e também Conselheiro indicado pela Fessergs no IPE-Prev, Henrrique Bueno Machado.

O presidente do IPE- Saúde, Júlio Ruivo, fez um amplo e transparente relato informando que o Instituto está trabalhando sempre no limite financeiro. Há cerca de dois meses na presidência, Ruivo busca fazer uma gestão eficaz que contemple as necessidades dos segurados em especial no delicado momento de Pandemia que o mundo enfrenta. Desde início de sua gestão vem realizando encontros com os mais diversos setores, o que demonstra sua disponibilidade de aproximação. O diretor de Relacionamento, Paulo Gnoatto reforçou que o IPE eira em breve inaugurar postos de “Tudo Fácil” para agilizar o atendimento e reforçar muito o atendimento via telefone com a contratação de uma empresa especializada. Com relação à informatização do atendimento, Gnoatto disse que a modernização é constante e que o atendimento mudou totalmente com a Pandemia. Também comentada a questão do concurso público em curso que deve melhorar o atendimento.

Por fim, ficou firmado um canal de comunicação permanente entre o Fórum Permante e o IPE-Saúde para que sejam realizadas audiências constantes e haja um trabalho conjunto entre servidores de todas as esferas a direção do Instituto.
Fonte: Fessergs
FOTOS