“GREVE GERAL POR NENHUM DIREITO A MENOS” - SARANDI
Sexta - Feira, 30 de Junho de 2017
Inserida no movimento Greve Geral – “Por nenhum direito a menos!” ocorreu em Sarandi, no dia 30 de junho de 2017, com apoio da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul e com a presença da Diretora de Imprensa e Comunicação - Lucinara Massolino, do Coordenador da Regional AMZOP – Ivonei Cláudio Fão e do Coordenador Regional Planalto – Antônio Aires dos Santos, uma mobilização contra as reformas do governo federal, especialmente a trabalhista e previdenciária. Somente de Frederico Westphalen, representantes de 16 entidades participam das atividades.
Neste ato tivemos a participação do Deputado Federal Elvino Bohn Gass (PT/RS), do Deputado Federal Deonilso Mateus Marcon (PT-RS) e do Deputado Estadual Altemir Tortelli (PT-RS).
A programação iniciou com a recepção das caravanas e concentração em frente à agência do INSS com marcha até a agência do Banco do Brasil, após até o trevo principal, seguindo até o trevo secundário onde, há 30 anos, Roseli Nunes, Lari Grosseli e Vitalvino More morreram em uma reivindicação por melhores condições de vida no campo. Também foi colocada uma placa no local, em homenagem a estes trabalhadores, sendo que a mística principal foi realizada a cargo de alunos da Escola da Fazendo Anoni.
Antecedendo a Greve as entidades encaminharam a todos uma carta convite de adesão a este movimento:
“Passamos por um dos períodos mais importantes da história do nosso país, momento esse que exige de todas as pessoas, entidades, universidades, igrejas, movimentos sociais se colocarem em defesa e na luta pela garantia dos direitos dos mais pobres, das mulheres, da juventude, do povo brasileiro. Passamos por um golpe contra a democracia que agora se estende para os direitos do povo trabalhador brasileiro, que sempre foi explorado e agora assiste perplexo a traição dos próprios governantes que ajudou a eleger para representarem a sua vontade.
Desse modo, as organizações representativas dos trabalhadores, sindicatos e movimento estudantil de Frederico Westphalen, reunidos no dia 26 de junho, reafirmam seu apoio às greves e mobilizações convocadas para o dia 30 de junho, de caráter nacional, contra a reforma trabalhista em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra a reforma da previdência em defesa do direito ao acesso à aposentadoria, pois não aceitamos a desculpa propagada pelo governo dizendo que existe déficit enquanto ocorre anualmente o saque sistemático de 30% na Desvinculação de Receita da União – DRU.
Repudiamos a reforma trabalhista que está tramitando no Senado Federal (PLC38/2017) porque ela rasga a CLT, amplia a precarização do trabalho, condena o/a trabalhador/a através da terceirização irrestrita, fragiliza a sua organização, a negociação coletiva, além de dificultar o acesso à Justiça do Trabalho. Além disso, a reforma da previdência é um ataque a aposentadoria, pois visa aumentar a idade mínima para se aposentar, bem como o tempo de contribuição para diversos segmentos de trabalhadores.
Por isso, convidamos a todas e a todos, trabalhadores, funcionários públicos, estudantes, juventude e toda a população a se somarem na GREVE GERAL do dia 30 de Junho, em Sarandi, onde faremos um grande ato regional, pautando a defesa dos direitos e a retomada do desenvolvimento soberano e inclusivo do país, pois acreditamos que a atual classe política, em sua maioria enraizada na corrupção, não mais nos representa e não tem legitimidade para propor reformas construídas sem a participação popular, ambas capitaneadas por um Presidente que já deveria ter renunciado ao cargo, que usou em benefício próprio e não soube honrar.
Desta forma convocamos a comunidade frederiquense e regional, o comércio e a indústria, as repartições públicas, prestadores de serviços e demais segmentos para fecharem suas portas nesta sexta-feira, acompanhando este movimento que busca a nível nacional dar um basta nesta onda de maldades que irão também prejudicar a economia, a segurança, a saúde e a educação em todos os municípios.”
Frederico Westphalen, 27 de Junho de 2017.

Entidades apoiadoras:
* Associações Comunitárias de Bairros
* SINDIÁGUA/RS
* SINASEFE
* SINDISFRED
* DCE da UFSM
* DCE da URI
* DCE do IFFar
* DCE da UERGS
* Frente Brasil Popular
* Partido Democrático Trabalhista
* Partido dos Trabalhadores
* AMAPERGS
* CPERS
* FEMERGS
* SINPRO/RS
* SINDBANCÁRIOS
Fonte: Sec. de Imprensa e Comunicação.
FOTOS