Reunião Ampliada movimenta e reorganiza as forças!
Sábado, 26 de Agosto de 2017
Durante o dia 25 de agosto, a Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul, estiveram reunidos no município de Cachoeira do Sul, nas dependências do Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul - Siprom. Na oportunidade estiveram convocados todos os membros da Diretoria, o Conselho dos Representantes, e o Conselho fiscal, para analise e debate de uma ampla pauta de conjuntura, trabalhos e de apontamentos que forão feitos por todos.
A noite houve a presença de todos na Palestra do Professor Mario Sergio Cortella.

REFLEXÕES E PROPOSTAS A PARTIR DE MARIO CORTELLA

No dia 25 de agosto a direção e coordenadores da FEMERGS, buscando mais qualificação para melhor atender os sindicatos filiados participou de uma palestra com o Dr. Professor Mario Sergio Cortella, ETICA, INDIVIDUO E SOCIEDADE, na cidade de Cachoeira do Sul, dentro da Programação da XII Jornada Nacional de Educação, promovida pelo Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul, com diversas parcerias, entre elas ULBRA e FEMERGS. Antes de tudo queremos parabenizar a diretoria do sindicato pela iniciativa. E nós como direção da FEMERGS, no compromisso que assumimos de fortalecer a base sindical de todos os filiados vamos repassar pontos importantes da palestra para que possamos juntos refletir e difundir conhecimento.
Mario Sergio Cortella, doutor em filosofia, com uma obra vasta sobre assuntos pertinentes a nossa vida social traz sempre palavras que revigoram nossa vontade de lutar por um mundo mais justo para todos, e para multiplicarmos o conhecimento que tivemos o privilégio de vivenciar neste dia, vamos tentar colocar dois pontos fundamentais em sua palestra que podem nos auxiliar em todos os dias de luta sindical.
Ele nos convida a refletir sobre a tarefa do poder, que deve ser servir, servir a uma família, uma comunidade, um país, este poder vem do politico, magistrado, servidor público, do pai ou mãe de família, e quando for utilizado para servir a si mesmo, passa a ser um poder que não serve. Refletindo sobre isso podemos iniciar um importante questionamento sobre a conjuntura que estamos vivendo, fica claro que nossos politicos estão usando o poder para se servir, portanto passam a não nos servir mais. E como representantes de milhares de servidores públicos, nós que estamos a frente dos sindicatos devemos nos policiar todos os dias, todas as horas para que nossa luta seja verdadeiramente usando o poder para servir nossa classe, e também para conscientizar o maior numero possível de pessoas dentro e fora do setor publico sobre esta importante colocação do Professor Mario Cortela “ quem usa o poder para se servir, não nos serve mais...”’
Na nossa função como sindicalistas ouvimos e cobramos muita sobre “etica”, o filósofo Mario Cortella nos propõe um exercício de perguntas para que possamos compreender e nos policiar quanto a questão da ética. “Nem tudo o que quero eu posso nem tudo que eu posso eu devo: e nem tudo que eu devo eu quero”.... Importante isso no nosso dia a dia, no dia a dia daqueles que definem nosso futuro, pois certamente o mundo seria um lugar bem mais solidario e justo se antes de qualquer atitude pudessemos responder e efetivar verdadeiramente estas perguntas, eu quero, eu devo, eu posso. Não somente nas nossas relações de disputa com os gestores, mas também nas nossas relações entre colegas de trabalho, de luta e também na nossa familia, pois quando acreditamos que um mundo melhor é possivel, devemos ter uma participação efetiva na construção deste.
E acima de tudo aprendemos naquele dia que o mais importante não é ouvir, repetir, ou mostrar certificados de participação em eventos como aquele, mas sim absorver o bom conhecimento e vivenciar. E Codo conhecimento adquirido só tem valor se for repassado para o maior número possivel de pessoas, estamos incentivando a todos nossos colegas municiparios que ouçam, assistam e leiam as obras deste filosofo como uma fonte de aprendizado. E hoje graças a internet fica muito mais fácil nos qualificarmos e fortalecermos pois o acesso via YOUTBE é facílimo, promova com seus sindicatos momentos de reflexão, de estudo em conjunto, pois sabemos que a conjuntura atual é preocupante, podemos dizer que é apavorante, mas ela não pode, não deve nos deixar sem esperanças, com medo, muito pelo contrário deve ser motivação para que busquemos nos fortalecer e nos preparar muito mais para enfrentar e avançar apesar dela.


Clarice Inês Mainardi
Sec. de Formação - FEMERGS
Fonte: Secretaria Imprensa e Comunicação
FOTOS