ELEITA NOVA GESTÃO DA FEMERGS – 2018/2021
Sábado, 21 de Julho de 2018
No dia 21 de Julho de 2018, em Santo Ângelo, na cidade sede e berço da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul – FEMERGS, realizou-se o VIII Congresso Ordinário Estadual, comandando o pleito eleitoral a Comissão composta por:
Luciano Decker - Contador e Assessor Sindical,
Cristian Fontella - Presidente do Sindicato do Comércio
Alex Barbosa - Presidente do sindicato dos Trab. da Industria de Alimentação.

Em intensa programação da Comissão Organizadora, composta por Ivonei Claudio Fão, Vilson João Weber, Cristiane Valerio, Luciano Dos Santos e Rosani Lima Stocker, onde os representantes dos sindicatos aptos e os delegados foram recepcionados no CTG 20 de Setembro.

Na parte da manhã após abertura oficial e Aprovação do Regimento Interno, tivemos a palestra da Desembargadora Brigida Joaquina Charão Barcelos do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul – TRT4, com o Tema: Perspectivas de Justiça do Trabalho após a Reforma Trabalhista, tendo um enfoque em esclarecimentos importantes sobre a Reforma Trabalhista e nos mostrou que devemos aumentar ainda mais as nossas forças para mantermos nossos direitos adquiridos, pois muitas mudanças vem por aí e só com a união e a coragem vamos conseguir manter nossa bandeira de lutas da FEMERGS "Nenhum Direito a Menos".

Em sequencia a Comissão Eleitoral realizou a leitura dos Editais, as explicações necessárias, a apresentação da Chapa Única e instalação do Processo Eleitoral, sendo que após o recolhimento dos votos a Chapa Única foi eleita com 98,50% dos votos válidos, sendo assim apresentada:

DIRETORIA EFETIVA:
PRESIDENTE: Vilson João Weber;
VICE-PRESIDENTE: José Bonifácio Almada Martins;
SECRETÁRIO GERAL: Luciano dos Santos;
VICE-SECRETÁRIA GERAL: Iracema Maria Frolich;
SECRETÁRIO DE FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO: Alcir da Fonseca;
VICE-SECRETÁRIO DE FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO: Paulo Rogério Chapuis da Luz;
SECRETÁRIA DE FORMAÇÃO: Clarice Inês Mainardi;
SECRETÁRIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO: Lucinara Massolino;
SECRETÁRIA DA MULHER: Ângela Maria Regio Marques;
SECRETÁRIO DE POLÍTICAS SOCIAIS: Eduardo Grespan;
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS JURÍDICOS: Sérgio João Roessler;
SECRETÁRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: Ivonei Claudio Fão;
SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL: Eldo Ignácio Grunitzky;
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS: Edson Flori Miotti Brandão;
SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO: Iolanda Teresinha Carloto Pavanello;
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: Rosani Maria Lima Stocker;
SUPLENTES DA DIRETORIA: Cristiane Valério, Nilson de Chaves, Sileia Correa Mewes, Marcio de Souza dos Santos, Antônio Aires dos Santos, Fernanda Grassi Veloso, Elaine Haab, Robson Cristiano Kamm, Alcir Osmar Gambeta.
CONSELHO FISCAL - EFETIVOS: Cléber Monsson de Castro, Adriana Noronha e Olmiro Parolim.
CONSELHO FISCAL - SUPLENTES: Joaquim Derli Marques Soares, Alexandre Paulus e Olma Maria Machado Leiton.

Também foi definida a desfiliação da Central Única dos Trabalhadores - CUT e a filiação da FEMERGS a CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros. Para o presidente da FEMERGS, Vilson João Weber, neste momento de dificuldades e tentativas de retiradas de direitos é necessária a busca pela unidade da classe trabalhadora. “A CSB, mesmo sem nos filiar, já havia nos ajudado dentro da organização e formação. E isso nos ajudou a optar pela filiação à Central. Eles nos ajudaram em nosso seminário, para conseguirmos parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nos convidaram para participar do Congresso Estadual da CSB-RS e tivemos a visita na nossa sede do Antônio Neto. Para nós, foi importante esta aproximação da CSB para formatar esta parceria”.
O presidente da FEMERGS também comentou sobre as expectativas para o futuro com a parceria entre a Federação e a Central.
“Agora nos engajemos cada vez mais na luta pela classe trabalhadora. Teremos o apoio da Central para o nosso trabalho da base, buscando sempre uma unidade para fazer a resistência e o enfrentamento neste momento tão difícil”, completou o presidente da entidade, que tem como lema “Base para a base”.
O secretário de Comunicação da CSB RS, André Costa, acredita que a filiação significa uma maior representação daCentral no serviço público no estado.
“A FEMERGS é a maior federação de servidor público municipal do estado do Rio Grande do Sul, e nós, quanto CSB, os reconhecemos como a única representante dos servidores públicos municipais no estado. Neste processo que a gente vem sofrendo de ataques fortíssimos ao serviço público, hoje, temos representação nos três níveis do serviço público, federal, estadual e municipal. Com isso, nos tornamos a central de maior representação no serviço público no estado. É mais um passo importante que demos neste processo”, falou.
Representando a presidente da Seccional, Eliane Gerber, o secretário-geral Adriano Porto acredita que as duas entidades têm o mesmo conceito e propósito de deixar os sindicatos mais fortes.
“É uma federação que tem um trabalho de raiz, um trabalho de campo muito forte, que chega muito próximo dos seus filiados. A entidade tem o mesmo conceito que a CSB nacional, que é deixar os sindicatos fortes e mais próximos da categoria. No Rio Grande do Sul, isso apresenta para todo meio sindical que o trabalho que a CSB vem fazendo por aqui no estado é verdadeiro e que tomou proporções que a gente não imaginava” finalizou Porto.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Comunicação
FOTOS