A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul – FEMERGS atua para o fortalecimento das organizações sindicais e na defesa de melhores condições de trabalho para os servidores públicos municipais, através do debate permanente com os sindicatos, fornecendo subsídios que insiram, no contexto municipal, as conquistas alcançadas pelos trabalhadores públicos. As conquistas na esfera pública se traduzem em prestação de serviço de qualidade para o cidadão e, na manutenção das políticas públicas que organizam a sociedade e garantem os direitos de todos.
A FEMERGS demonstra seu compromisso com políticas sociais mantendo participação ativa nas campanhas que visam chamar atenção dos governos para a preservação do trabalho e da vida. Na busca por soluções, mantém diálogo com autoridades e organismos sociais.
Filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Internacional de Serviços Públicos (ISP Brasil), a FEMERGS participou da fundação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM) e faz parte da sua direção. Anualmente, a Federação realiza o Seminário de Qualicação do Servidor Público Municipal, debatendo temas ligados ao cotidiano dos servidores.
Entre suas bandeiras de luta estão à construção da unidade dos municipários para a defesa dos planos de carreira, a valorização do salário mínimo e a garantia de uma política de recuperação do poder de compra e da perspectiva de ganho real para os trabalhadores.
Estrutura
A Federação mantém 24 Coordenadorias Regionais. Representada por um Presidente, um Vice e um Secretário Geral, a FEMERGS organiza-se em secretarias especícas: Finanças, Formação, Imprensa e Comunicação, Equidade, Assuntos Jurídicos, Saúde e Segurança do Trabalho, Organização e Política Sindical, Assuntos Previdenciários e Planejamento e Projetos.
Sede
A sede própria da FEMERGS, instalada no centro de Porto Alegre, qualica o trabalho desenvolvido pela Federação. O espaço possui local especíco para pequenos seminários, reuniões de coordenadores regionais e atividades de formação. Ao mesmo tempo, a Federação mantém a sede histórica, em Santo Ângelo, com sala de reuniões, espaço para atividades de formação, escritório, sala da presidência e alojamento para uso da direção.
Movimento FEMERGS
Com a promulgação da Constituição de 1988, foi garantido o direito da organização sindical para os trabalhadores do setor público. No Rio Grande do Sul, iniciou-se a fundação de entidades sindicais dos municipários, o que despertou a necessidade de uma organização da classe com representação estadual dos sindicatos. A realização, em 13 de agosto de 1993, do I Congresso dos Municipários do RS resultou na criação da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul – FEMERGS. Neste mesmo dia, foi eleita e empossada sua primeira diretoria.
Em fevereiro de 2009, a Federação oficializou a sua liação ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese).
*** Nos dias 25 e 26 de julho foi realizado o V Congresso da FEMERGS, com a eleição de sua quinta l diretoria. Foram criadas as secretarias de Saúde e Segurança do Trabalhador, de Assuntos Jurídicos, de Organização e Política Sindical e de Planejamento e Projetos.
Nos dias 3 e 4 de junho, durante o IV Congresso da FEMERGS, em Santo Ângelo, foi eleita a quarta direção da Federação, com a criação das secretarias de Formação, Equidade e Previdência.
Direção Executiva: Presidente – Leive Maria Dallarosa ; Vice-presidente – Alci Inácio Klein ; Secretário Geral – Cleber Monson de Castro ; Secretário de Finanças – Valdecir Sost Bobato; Vice-Secretário de Finanças – Eldo
Ignácio Gruniszky ; Secretário de Formação – Vilson José Weber; Secretária de Equidade – Clenir Teresinha Rodrigues; Secretário de Previdência – Marcio Nunes Ferreira.
Suplentes da Direção Executiva: Sérgio João Roessler, Arlindo Dornelles de Oliveira, Leonardo Rodrigues Echevarria, João Carlos da Silveira, Marcos Levi Poersc de Souza. Conselho Fiscal: Hilário Valério Kuligowski, Olmiro Parolin e Silberto Mauer.
Em março a FEMERGS realiza o 1º Seminário de Qualicação do Servidor Público Municipal, em Porto Alegre, e, em julho, a 1ª Plenária Estatutária da FEMERGS, no município de Santo Ângelo.
Realização do II Congresso da FEMERGS, com a aprovação do Plano de Lutas para o triênio e a eleição da terceira gestão da Federação.
A FEMERGS liou-se à ISP Brasil.
No dia 29 de maio foi realizado o II Congresso da FEMERGS, com a participação de representantes de 23 sindicatos de municipários de todo o Estado. Neste dia, foi eleita e empossa uma nova gestão para conduzir a Federação, com a eleição de Alci Klein, como presidente e Vilson João Weber, como vice-presidente.
*** Também no dia 29 de maio, os delegados presentes ao II Congresso aprovaram a filiação da FEMERGS à CUT.
*** No II Congresso foram eleitos os delegados para representar o RS na fundação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM). A delegação foi de ônibus até Brasília e, no dia 18 de junho, participou do I Congresso da Confetam, marco da criação da entidade, com a eleição da primeira direção nacional da Confederação.
Em 22 de fevereiro durante o Seminário Regional dos Municipários, organizado pelo Sindicato dos Municipários de São Pedro d Butiá, foi formada uma comissão com o objetivo de reorganizar a estrutura da FEMERGS, constituída pelos sindicatos de São Pedro do Butiá, Santo Cristo, Santo Antônio das Missões e Guarani das Missões. O movimento desencadeou a realização de vários seminários em
toda a região.
*** Em setembro de 1999 um representante da comissão, Alci Klein, participou de um Seminário Nacional de Formação Sindical, na Escola Sul, em Florianópolis (SC), promovido pela Internacional do Serviço Público (ISP Brasil) junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), para dirigentes sindicais de vários estados, com o objetivo de forticar as federações e criar uma confederação dos municipários.
Em 13 de agosto, criação da FEMERGS, com eleição e posse da primeira diretoria. >1994 – Obtenção do registro da Federação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.